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O Aluno


Graduado Urso e aluno Pedro Henrique

O ALUNO
ENRAIZADO COMO UM DOS MAIS PRIMITIVOS INSTINTOS DA VIDA ANIMAL, VEMOS COMO O HOMEM NECESSITA DE UMA ATENÇÃO MAIOR DO QUE O RESTANTE DOS SERES VIVOS PARA NASCER, CRESCER, DESENVOLVER-SE E FINALMENTE MORRER. EM TODAS E EM CADA UMA DESTAS ETAPAS O APRENDIZADO É CONSTANTE, AINDA QUE A ORDEM DE IMPORTÂNCIA SEJA MAIS ACENTUADA NAS PRIMEIRAS FASES.


O APRENDIZADO ATRAVÉS DA FAMILIA, DA SOCIEDADE E DE PRÓPRIA EXPERIÊNCIA E PERSONALIDADE É UM FATOR DECISIVO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA PESSOA. A NATUREZA PESSOAL, NA MAIORIA DOS CASOS, INFLUI NO CAMINHO A SEGUIR.


SE QUISÉSSEMOS ANALIZAR OS MOTIVOS QUE LEVAM O HOMEM À PRÄTICA DA CAPOEIRA NA SOCIEDADE MODERNA VEMOS QUE SERIA PRECISO UMA INVESTIGAÇÃO DE PSICOLOGIA SOCIAL DE LONGO ALCANCE PARA PODERMOS TER DADOS CONFIAVEIS E OBJETIVOS. NO ENTANTO, A EXPERIÊNCIA DEMONSTRA QUE NA MAIOR PARTE, ESTES MOTIVOS PODEM SER ENGLOBADOS EM TRÊS GRUPOS: FORMATIVOS, RECREATIVOS E CRIATIVOS, APESAR DE QUE SENDO MAIS PRECISOS, NOS DAMOS CONTA QUE ESTES GRUPOS FICAM REDUZIDOS A UM APENAS, QUE TEM SUAS RAIZES NA NECESSIDADE PRIMÁRIA DO HOMEM DE SE RELACIONAR E COMUNICAR COM SEUS SEMELHANTES. ESTE RELACIONAMENTO, POR SUA VEZ, ESTÁ CONDICIONADO À IDADE, O SEXO E À PERSONALIDADE TANTO DO EDUCADOR QUANTO DO EDUCANDO.


O ESOTÉRICO E ENIGMÁTICO MUNDO DA CAPOEIRA, A RELAÇÃO DO ALUNO COM O MESTRE ADQUIRE TRANSCEDENTAL IMPORTÂNCIA. O RESPEITO, A CONFIANÇA E A ESTIMA QUE SE PROFESSAM É MÜTUA, CHEGANDO A ALCANÇAR NÍVEIS PRÓPRIOS DE UM ALTO GRAU DE MATURIDADE CARACTERISTICO DE UMA SOCIEDADE HIERÁRQUICA E HUMANA O QUAL FORMA A PEDRA ANGULAR SOBRE A QUAL ESTÁ ASSENTADA A PRÁTICA DA CAPOEIRA OU DE QUALQUER OUTRA ARTE MARCIAL.


NUMA ESCOLA DE CAPOEIRA, O ALUNO TEM UMA FUNÇÃO DUPLA, FACILITADA PELOS DIFERENTES GRAUS DE CONHECIMENTO REFLETIDOS NA COR DE SEU CORDEL OU CORDA; UMA DE APRENDIZADO ATRAVÉS DOS GRAUS SUPERIORES, OUTRO DE DOCÊNCIA PARA OS GRAUS INFERIORES, POR SENTIR-SE INCORPORADO COMO PEÇA VÁLIDA A UMA CORRENTE DE CONHECIMENTOS, NA QUAL RECEBE E DÁ SIMULTANEAMENTE, ENRIQUECENDO-SE NO CONSTANTE FLUIR DO APRENDIZADO.


FERNANDO DAGATA

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